Nova Olinda FM

sexta-feira, 28 de março de 2008

LINUX - O SO do Futuro



O Linux foi originalmente desenvolvido como um passatempo por um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Foi inspirado no Minix, um pequeno sistema Unix desenvolvido por Andy Tanenbaum.
Este trabalho foi liberado de forma totalmente livre e irrestrita, em conjunto com os fontes do sistema. O seu uso era totalmente livre para qualquer finalidade, exigindo-se somente que todas as correções, transformações e ajustes efetuados fossem liberados sob as mesmas condições. O que se presenciou a seguir foi uma onda crescente de participações cada vez mais ativas, existem milhares de colaboradores pessoais, universidades, empresas de softwares e distribuidores ao redor do mundo trabalhando no seu desenvolvimento.
Essas participações foram estimuladas pela comunicação fácil e barata via Internet, criando-se uma verdadeira corrente tecnológica de abrangência mundial, com um nível de participação crescendo a níveis inimagináveis.
Paralelamente ao aprimoramento do sistema operacional, surgiram grupos espontâneos de trabalhos em diversos países, construindo software adicionais para esta plataforma : módulos gráficos, servidores de mail, programas de comunicação e toda uma parafernália de centenas de aplicações, em sua maioria de boa qualidade, disponíveis gratuitamente para qualquer usuário e mais uma vez, com todos os fontes disponíveis.
Ao redor do planeta se estima que tenhamos mais de doze milhões de usuários Linux. Como é um software de livre distribuição não há uma contagem efetiva.
Dentre esses usuários, citamos alguns mais conhecidos: NASA, Exército Americano, Governo da Itália, Governo da Califórnia, fábricas de robos na Suécia, hospitais na França, praticamente todas as Universidades, etc...
No Brasil é bastante difundido no meio acadêmico, em empresas de desenvolvimento de softwares, bancos, hospitais, órgãos públicos, indústrias, comércio.

Nenhum comentário: