Nova Olinda FM

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Internet comemora 40 anos em meio a novos desafios

internet-3 Há 40 anos, em 29 de outubro de 1969, uma equipe de engenheiros americanos coordenada pelo professor Leonard Kleinrock enviou a primeira mensagem entre dois computadores, que estavam em locais diferentes, dentro da rede Arpanet. O fato marcou o nascimento da internet, um fenômeno social mundial que revolucionou, e continua revolucionando, as comunicações, a educação, a economia e o entretenimento, levando a dramáticas mudanças em nossas vidas.

Kleinrock, para quem hoje a internet está apenas na sua adolescência, estava longe de imaginar os fenômenos sociais que nasceriam com a sua criação, como Facebook, Twitter ou YouTube. E muito menos o que ele chama de "lado negro" da web.

Nesta quinta-feira, ao lado dos principais especialistas em internet nos Estados Unidos, Kleinrock estará comemorando a data em um evento especial na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

internet_1

Os dados trocados entre os dois computadores, um localizado no laboratório de Kleinrock na Ucla e outro na Universidade de Standford, eram pequenos e insignificantes, mas prepararam o terreno para a rede interuniversidades Arpanet, que cresceria e tornaria possível o surgimento da hoje indispensável internet.

A Arpanet começou como um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e os pequisadores e engenheiros foram contratados pelo governo americano com o objetivo de facilitar a troca de dados entre os órgãos de pesquisa governamentais.

Mas o próprio governo norte-americano, que financiou as primeiras pesquisas, não se envolveu muito com a internet e deixou que os engenheiros promovessem a idéia de uma rede aberta, com trocas livres de informações.

Porém a internet, tem viciado milhões de adolescentes no mundo. Os sites sociais como Orkut, Facebook, Twitter, tem trazido milhares de problemas a famílias no mundo inteiro. Jovens chegam a ficar mais de 15 horas diante do computador, privando-se do mundo real. Isso acarreta diversos problemas tanto da ordem física como mental. Os transtornos podem ser verificados nas salas de aula, problemas que vão desde dificuldade de concentração até irritação com transtorno psicóticos. Países com população elevado como a China já criaram serviços especializados no tratamento dessa dependência, pois, são considerados viciados cuja dependência causa principalmente o afastamento da família e formação de personalidade bem alheia a sua realidade.