Nova Olinda FM

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Hackers e Crackers . . . Existem Diferença ?

 

2_143_19210_hackers

Muito se tem discutido a respeito dessa dúvida. Afinal existem diferenças entre Hacker e Cracker ?

Com base em teorias e estudos levantados ao longo dos meu 15 anos de experiência em informática, confirmo que sim.

O termo hacker passou a ser utilizado a muito tempo, quando em campeonato de corte de lenha vencia aquele que cortasse mais rapido e com maior precisão, sendo que na sequencia de seu ato explicava aos demais como conseguia tal proesa. Em muitos casos um grupo de trabalhadores de madeira passavam a utilizar a tecnica até então nova. Esse fato se deu principalmente na Escocia, onde o trabalho de lenhador prevalece até hoje.

Pensando dessa maneira (sobre os lenhadores) podemos citar nomes como Linus Torvalds ( criador do kernel do Linux),o multi-milionário Bill Gates ( criador e proprietário do windows), Steven Jobs maior acionista da Apple ( Empresa fabricante do Iphone e Macintosh ), o co-inventor da tecnologia USB Ajay Bhatt; seriam eles os verdadeiros hackers.

bill linus steve-jobs

Bill Gates (windows)

Linus Torvalds (Linux)

Steven Jobs  
(Macintosh)

  O ato de hackear seria melhor entendido como pessoas que possuem paixão e se habilitam a fazer cada vez melhor algo que de certa forma facilita  a vida das pessoas. Poderiamos até dizer que Einstain poderia ser hacker da fisica, pois desempenho seu papel mediante a tal ciência. Alberto Santos Dumont seria o hacker da aviação e outros mais que seria infinita a lista. Muitos desses acima citados fizeram por prazer e fama, outros por fama e dinheiro, porém o objetivo de ajudar ficou explicito.

Hacker nos dias atuais virou profissão. Diversas empresas que possuem um parque tecnologico avançado contratam “experts”  em segurança de rede para bloquearem possiveis ataques de crackers. O roubo de informações ou por puro prazer em invandir e destruir tem causado grandes prejuizos a empresas de médio e grande porte. Existem até escolas de hackers que formam adolescentes para atuarem nessa área. Podemos citar a HACKERTEENS, uma empresa que trabalha acima de tudo a ética de seus alunos.

Por outro lado encontramos pessoas com muito dominio de informática, profundo conhecedor de rede e também aqueles que são mestres em Engenharia Social (Kevin Mitnick), que nada mais é que habilidade em fraudar e enganar pessoas. Estou falando justamente dos crackers. Na verdade possuem muitas habilidades, visto que apenas pensam em si mesmo, em sidar bem. Milhares senão milhões de números de cartões de crédito são roubados e utilizados para ações criminosas.

hacker2 hacker3 hacker5
Kevin Pousem Mark Abenie

Vladimir Levin

O que podemos perceber é que a sociedade não sabe diferencia-los, todo aquele que possuem um conhecimento acima do normal é considerado hacker e o destaque maior sempre é para aquele que comete delitos virtuais. Esse fato ocorre devido a Super Produções de Hollywood e a Media em geral, que em reportagens não fazem questão de diferenciar. Com essa atitude, hacker de verdade se sentem ofendidos em ser comparados com criminosos. Na galeria acima podemos observar figuras interessantes no cenário virtual. Darei aqui apenas um exemplo. O garoto da primeira foto Kevin Pousem que em 1990 a Rádio KIIS-FM, de Los Angeles, Califórnia, EUA, estava oferecendo um Porsche para o autor da centésima segunda chamada telefônica do dia. Kevin Assumiu o controle de todas as ligações feitas e levou o ambicioso prêmio. Mais tarde, foi preso por invadir computadores operados por agentes do FBI. A vida de Poulsen inspirou jornalista Jon Littman a escrever o livro "The Watching". 

Ler faz bem, se informe mais. clique aqui

                                                                               By André Luiz