Nova Olinda FM

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tecnologia + Educação + Linux = DESENVOLVIMENTO

linux_escola 

A educação em nosso país recentemente sofreu fortes mudanças. Toda aquela educação 100% conservadora foi, de certa forma, abolida. Pais e responsáveis não buscam mais escolas que apenas fazem o "feijão com arroz", eles querem diferenciais.
É preciso proporcionar novos conceitos, quebrar paradigmas, é preciso superar. Então o emprego da tecnologia nas escolas tornou-se base na educação brasileira e com este novo conceito, surgiram as novas necessidades.
Para quem não conhece o ramo, fique sabendo, softwares educacionais comerciais são extremamente caros.

Sem dúvida, todos nós, contribuidores do mundo open source, reconhecemos que a grande virtude destes sistemas é a facilidade de propagação das informações e com a educação não é diferente, ou pelo menos não deveria ser.
Vários projetos educacionais, principalmente voltados a informática, foram alavancados graças ao Linux, por sua gratuidade.
Hoje a importância do Linux é tanta na vida acadêmica dos universitários, que em algumas cadeiras de seus cursos, é obrigatório. Particularmente, paguei uma cadeira chamada SOA (Sistemas Operacionais Abertos) totalmente dedicada ao Linux.
Devemos esquecer muita coisa sobre tudo aquilo que foi dito quando éramos criança, sobre aqueles simples exercícios de desenhar letrinhas, figurinhas e etc, infelizmente. Hoje, somos fruto de uma sociedade globalizada que praticamente não distingue mais os valores sociais. Recentemente somos avaliados apenas pelo nosso nível instruicional.
Portanto, promover educação de alto nível, desenvolvendo tecnologia e raciocínio lógico, ligado as ciências, também é dever dos sistemas open source, e estamos aqui para contribuir com isso.

Para encerrar esse post, gostaria de salientar a importância que  tem o professor no sentido de modernizar suas aulas. Começando a dar uma importância mais acentuada ao uso das tecnologias.

“ Fica dificil lecionar a uma geração digitalmente inserida como nossos alunos, aquele professor que ainda nao tem um email, não participa de uma rede social ou pelo menos nem usa um slide para dinâmizar seu conteúdo “

Extraído do site Viva o Linux

Creditos do usuario Diegumn – Diego Nunes